Carta de Cascavel: os institutos federais do Sul chacoalham o guizo

Finalizando a edição de 2022 da Reditec Sul, os dirigentes dos seis institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região redigiram e publicizaram a Carta de Cascavel.

Faça download, leia e compartilhe:

Carta de Cascavel os institutos federais do sul chacoalham o guizo.

No documento, os seis institutos do Sul destacam que a diversidade de povos e identidades constitui intrinsecamente os institutos federais: “Seus espaços educacionais são ornados por um imenso e belo mosaico de rostos, falares, valores e atitudes característicos dos territórios do Sul”.

A carta homenageia as mais de 670 mil vítimas da covid-19 no Brasil e destaca o protagonismo dos institutos e suas comunidades no enfrentamento da pandemia: “Nosso trabalho, somado ao de todos(as) aqueles(as) que consideram a vida o maior bem a ser defendido mostrou que Educação, Ciência e Tecnologia são indispensáveis todos os dias, mas, singularmente, quando as crises se agravam e quando a desigualdade socioeconômica é cruelmente exposta e acentuada”.

Os bloqueios e corte orçamentários sofridos pelas instituições federais também foram citados: “Não reconhecer que a promoção da educação de excelência aos que dela mais necessitam não se constitui em gasto, mas em investimento na vida dos povos, é matar de inanição os sonhos que nascem de suas identidades historicamente construídas e socialmente partilhadas. É fazer secar pela raiz instituições de ensino que, como árvores frondosas, poderiam oferecer, por meio do conhecimento, o alento da sombra, a ternura das flores, a consistência dos frutos e a esperança de novas sementes àqueles que foram tecidos da mesma terra em que estas foram plantadas”.

Leia a carta na íntegra.