Diversidade de cores e formas na marca da Reditec Sul 2022 retrata pluralidade de povos no Paraná

A concepção da marca da Reditec Sul 2022 foi baseada no tema do evento: “Povos e identidades na Educação Profissional”. A diversidade de cores, formas e elementos tem o objetivo de retratar as culturas, povos e comunidades tradicionais do Paraná. Os desenhos atuam de forma metafórica e representativa, tendo em vista que a marca não busca englobar todas as referências possíveis.

No acrônimo “Reditec” há elementos tipicamente paranaenses, a começar pelo mapa do estado no “R”.

As letras “E” e “T” utilizam ícones da flora do sul do país: a Araucária, árvore símbolo do Paraná, e a pinha, fruto que abriga os pinhões, sementes que integram o hábito alimentar dos paranaenses e possuem um forte caráter ontológico e cultural.

No “C” há uma gralha azul, ave símbolo do estado que, ao se alimentar dos pinhões, também promove a dispersão das araucárias.

As letras “D” e “I” contém ilustrações que fazem referência a pontos turísticos: as praias do Estado e as Cataratas do Iguaçu, que é uma das sete maravilhas do mundo. O mar com o barco também representa a comunidade tradicional caiçara, presente no litoral do Sul e Sudeste do Brasil.

Outras duas comunidades são retratadas na letra “E”, na qual há desenhos de penas, em alusão à comunidade indígena, e de pinturas corporais, em alusão à quilombola. A maioria dessas comunidades concentra-se no interior do estado. 

A tipografia “Sul” possui elementos mais metafóricos, passando a ideia de união, colaboração e miscigenação.

No “U”, utilizou-se a imagem que remete a um tecido, em alusão aos povos imigrantes da região, que também são lembrados na letra “L”, na qual cores e formas lembram bandeiras.

Por fim, a letra “S” utiliza uma mandala: figura que contém em seu interior diversos desenhos e formas, que, de maneira uníssona, compõe uma só imagem. Em síntese, a marca dialoga com o espírito da Reditec Sul 2022, baseados na união, integração e colaboração de todos os IFs do Sul em prol de um objetivo maior, que é a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, respeitando a especificidade de cada cultura, povo e comunidade e exaltando a pluralidade.